sexta-feira, 30 de julho de 2010

A pergunta que só você é capaz de fazer

"Não existe pergunta estúpida. Quem pergunta, quer respostas". Esta frase não é minha, pertence a Carl Sagan. Quem conhece, sabe da importância de Carl e o legado que deixou para todos nós. Esta frase está no seu livro " O Mundo Assombrado Pelos Demônios", e, desnecessário dizer que embora fosse um cientista, famoso por despertar a curiosidade de leigos pela ciência, foi sobretudo uma pessoa que, inteligentemente soube transformar a linguagem complexa de feitos humanos numa trajetória em busca das estrelas. Trajetória que seria a coroação de todos os esforços humanos no sentido de manter contato com vidas extra-planetárias, e quem sabe, responder a maior de todas as perguntas: estamos sós no universo? O próprio Sagan conclui que seria um grande desperdício se fôssemos os únicos na vasta imensidão do cosmo.

No meu ponto de vista, é na ficção científica que grandes autores-cientistas, como Sagan, Isaac Asimov ou Stanislaw Lem entre outros, exorciza suas vontades, devaneios e esperanças acerca de assuntos cruciais.

Então, qual é a pergunta que só você é capaz de fazer?

Talvez seja o que diferenciará uma pessoa da outra, neste período de transição ao conhecimento, que torço para que seja verdade.

O advento da tecnologia nos trouxe todas as respostas. Qualquer um pode se inteirar de qualquer assunto, dos mais simplórios aos mais complexos, exprimir de forma magistral sua opinião, ser tudo e todos ou ser ninguém neste simulacro do mundo chamado real.

A capacidade de escolha é infinita, e o acesso não encontra precedentes na história.

Haverá um tempo em que este estado de coisas se acomodará, e quando a poeira baixar e até mesmo atravessarmos a fronteira do monopólio da informação (há quem acredite que já fizemos isso), restarão mais perguntas do que respostas.

E, recorrendo ao popularesco, finalizo com minha pergunta: "falei besteira?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O LARAMAMISMO Fui apresentado ao Laramamismo através do meu pequeno filho. O que seria aquilo? Nunca tinha ouvido falar. Me lembro que causo...