quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Estatística sobre as estatísticas: uma idéia nada original

Proponho fazermos uma estatística para sabermos um pouco mais sobre estas pessoas anônimas, que ao figurarem nesta pesquisa não serão mais, assim tão anônimas, e estabelecermos novos conhecimentos acerca da natureza destas pessoas as quais entregamos nossas valiosas informações de mão beijada, seus interesses, classes sociais, aspirações ideológicas e por aí se vai.

Este trabalho, que julgo não ser nada fácil, abrirá um discussão. Quem fará esta pesquisa? Se os próprios pesquisadores a fizerem correremos o risco de ter uma pesquisa viciada e altamente tendenciosa. Todos eles serão idôneos, íntegros e dedicados, pois os institutos de pesquisa não deixariam qualquer um representá-los.

O máximo que esta pesquisa revelaria de real, seria o time que cada um torce, a novela ou o filme ou os artistas preferidos. De certa forma esta empreitada não serviria para muita coisa no mundo prático, mas revelaria o lado humano destas pessoas, que aqueles que enxergam conspiração em tudo, chamam de serviçais dos mandantes do mundo.

Mas até que ponto é importante sabermos o lado humano de um pesquisador? Nem sempre é divertido inverter os papéis. É claro, este texto é apenas uma brincadeira e, alheio a minha vontade, ele pode estar a serviço de alguma pesquisa ou estatística.

Um comentário:

  1. Ah, tá bom. Mas você se esqueceu que nem todos os pesquisadores são humanos.

    ResponderExcluir

O LARAMAMISMO Fui apresentado ao Laramamismo através do meu pequeno filho. O que seria aquilo? Nunca tinha ouvido falar. Me lembro que causo...